domingo, 2 de outubro de 2011

Itaú lidera lista das 25 marcas mais valiosas do Brasil

Ranking elaborado pela Interbrand mostra a instituição com uma marca avaliada em R$ 24,3 bilhões


Itaú, Bradesco, Petrobras, Branco do Brasil e Skol. Estas são, respectivamente, as marcas mais valiosas do país segundo ranking elaborado pela Interbrand, consultoria líder mundial em estratégia e identidade de marca. Juntas, estas companhias respondem por 75% do valor total das 25 maiores marcas brasileiras, que é de R$ 92 bilhões.

Apesar de as primeiras colocadas terem um valor bem maior que as demais participantes, todas as companhias tiveram um aumento expressivo no valor de suas marcas (veja tabela abaixo). A nota de corte do levantamento subiu de R$ 87 milhões em 2009, para R$ 209 milhões em 2010. “Estamos vendo um reflexo claro do crescimento da economia e da maior preocupação dos gestores com suas marcas”, afirma Daniela Bianchi, diretora de estratégia da Interbrand.

A marca que teve maior aumento de valor em 2010 foi a Hering, com um aumento de 45% em relação a 2009. Depois de um trabalho bem-sucedido de reposicionamento, a marca fechou o ano passado valendo R$ 209 milhões.

A Vale foi outro destaque. Com a forte crise de 2008, a empresa sequer apareceu na lista de 2009. Mas para recuperar posição, a mineradora investiu em uma forte campanha institucional, que a colocou na 8ª posição em 2010, com um valor de R$ 2,6 bilhões.
Também se destacaram algumas empresas varejistas. Extra, Casas Bahia, Pão de Açúcar e Ponto Frio apareceram pela primeira vez no ranking, mostrando que a consolidação desse setor vem impulsionando o valor das marcas.

Outra estreia foi da Cielo, marca que surgiu da mudança de nome da Visanet. “A empresa quebrou um paradigma, pois estreou no ranking ainda novata e num mercado também novo”, afirma Daniela.
O ranking da Interbrand leva em conta duas dimensões, a Força da Marca e o Papel da Marca. Força é a capacidade da marca de assegurar lucros futuros. Já o Papel, representa a influência no processo de compra.

A seguir, confira o ranking completo. 


As 25 marcas mais valiosas do Brasil em 2010
Marca                           Valor (em milhões de reais)        crescimento em relação a 2009
Itaú24.296+18%
Bradesco13.633+10%
Petrobras11.608+7%
Banco do Brasil11.309+8%
Skol7.277+10%
Natura5.666 +22%
Brahma4.351 +21%
Vale2.656Não estava no ranking anterior
Antarctica2.013+15%
Vivo1.700+16%
Lojas Renner 835+7%
Lojas Americanas 703+17%
Embratel 619-15%
Cielo 604Estreia no ranking
Cyrela 587+8%
Caixa Eco. Federal 563Estreia no ranking
Oi 514+9%
Banrisul 501-22%
Extra 496Estreia no ranking
Casas Bahia 447Estreia no ranking
Braskem 422-6%
Pão de Açúcar 389Estreia no ranking
Net 323+10%
Ponto Frio 232Estreia no ranking
Hering 209+45%
Fonte: Interbrand

Nenhum comentário: