terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Criando os estímulos certos para o shopper

Como uma economia emergente (já somos a sexta potência econômica do mundo), ainda temos muito o que aprender com a indústria e o varejo norte-americanos.

Talvez o principal aspecto, um dos temas mais comentados na NRF 2012, seja o desenvolvimento de estratégias centradas no shopper, a partir do conhecimento do seu processo decisório. Com um olhar mais crítico, pode-se comprovar essa prática em poucas visitas ao varejo norte-americano.

A loja de departamentos Marshall’s, localizada na 620 Ave of Americas, em Manhattan, por exemplo, encontrou uma solução extremamente simples e objetiva de auxiliar os shoppers na decisão de compra de roupas.

Depois de experimentar as roupas, o shopper tem diferentes ganchos para pendurar os itens. Um deles diz “Definitely” (definitivamente), referindo-se aos itens que certamente farão parte da cesta de compras. O outro diz “Possibly” (possivelmente), indicando que a decisão final sobre aqueles itens ainda será tomada.


Do outro lado do provador existe ainda uma terceira opção nomeada como “Tomorrow” (amanhã), referindo-se aos itens que não serão comprados hoje, mas por que não comprá-los amanhã, numa próxima visita à loja? 


Criar ferramentas que facilitam o processo de compra e alavancam as vendas das lojas/marcas não requer, necessariamente, grandes investimentos em tecnologia e sinalização, mas sim entrar na pele do shopper, entender seu processo decisório e criar estímulos para melhorar a experiência de compra. Isso é Shopper Marketing!

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